Lokço Adventure

#LOKOEPOKO

Street Fighter Zero…ou seria Alpha?

Que Street Fighter têm uma história tão confusa quanto Saint Seiya,até eu desconfio.Mas há jogos que contam como tudo começou.Uma dessas séries é Street Fighter Zero(conhecido na América do Norte como Street Fighter Alpha).A série se passa entre o final do primeiro torneio e o segundo game da franquia,contando como Shadaloo se tornaria uma ameaça por todo o mundo.

A série foi,primeiramente,lançada para os flippers (Arcade),mas mais tarde foi lançado para  Game Boy Color,SNES,Playstation 1 & 2,Sega Saturn,Dreamcast,PC(Windows) e CPS Changer.A série se iniciou em 1995 e terminou em 99,antes do fim do segundo milênio.

História


Embora sejam três jogos diferentes,contam a mesma história:A misteriosa organização Shadaloo cria um projeto chamado Psycho Drive,liderado por Vega(M.Bison),ele convida três lutadores a se juntar a ele,formando os 4 Grandes Mestres,são eles:Balrog(Vega),um assasino espanhol,M.Bison(Balrog),um boxeador americano e Sagat,o ex-campeão do Street Fighter,agora com uma cicatriz causada por Ryu na final do torneio.A agência Interpol envia Chun-Li,enquanto as Forças Aéreas Americanas enviam Charlie Nash,com o mesmo objetivo.No Japão,Ryu retorna do torneio para visitar seu mestre,e pai adotivo,Gouken,quando descobre que ele foi assassinado .Ao descobrir que o assassino se chama Akuma,o irmão mais novo de seu mestre,decide viajar ao mundo inteiro para procurá-lo e vingá-lo.Dentre esses eventos,uma misteriosa mulher chamada Rose decide impedir Vega(M.Bison) e acabar com essa ameaça de uma vez por todas.

Jogabilidade

A jogabilidade em Zero é até mais moderna do que os seus antecessores,mas não sofreu muitas mudanças:cada personagem possui 3 tipos de soco e 3 tipos de chute.Você pode utilizar especiais usando combinações de direcionais e golpes,cada um tendo um próprio.Esse foi o primeiro jogo em que Ryu e Ken possuem especiais diferentes(principalmente os super combos).
Há também os Super Combos,combos que podem ser ativados com uma combinação necessária(mesmo as combinações simples aparecem do nada como Super Combo).

Personagens durante a Trilogia

São muitos personagens,mas vou citar aqui os mais conhecidos

Sodom-Integrante da gang Mad Gear.É o primeiro personagem da esquecida série Final Fight a ser introduzido a Street Fighter Zero. Sodom é japonês e utiliza uma máscara com capacete de samurai para esconder seu rosto.Seu estilo de luta inclui o uso de adagas para seus golpes . Sodom é amigo de Rolento,pois ambos são da mesma gang.Exclusivo da série  Zero.

Rolento-Outro integrante da Mad Gear,dessa vez introduzido no Zero 2/Zero 2 Alpha.Rolento saiu da Mad Gear,pois muitos dos integrantes desistiram de cometer delitos ou estão presos(no caso de Cody),então decidiu criar sua própria utopia.Além de aparecer em Street Fighter Zero 2 e 3,apareceu nos Crossovers do PS2 e PS3,fazendo dupla com Ibuki em Street Fighter x Tekken.É um dos oito chefes em SF X MM.

Sakura Kasugano-Uma garota escolar fã do Ryu,introduzida também no Zero 2.Sakura é uma jovem colegial que é fã do Ryu,e também decide entrar no mundo das lutas de rua,tendo assim,seu estilo de luta é o Saikyou-Ryu(o estilo de luta de Dan),embora seus golpes pareçam ser mais próximos aos do Ryu.A popularidade da personagem foi tanta que apareceu em diversos games da série,incluíndo crossovers.Uma curiosidade:nos games,seu mestre é Dan Hibiki,mas no HQ,seu mestre é Ryu(contra a vontade dele).

Karin Kanzuki-Se Ryu tem rival,por que não a Sakura?Nesse caso,estamos falando de Karin Kanzuki,uma garota que luta ao estilo Kanzuki Zaibatsu.Ela leva ao pé da letra o lema da família:”Tudo que você precisa é vencer!”(algo como “Seja vencedor em tudo!) e,alternativamente,”O pior que nunca vamos ser é o melhor!”.Ela usa o dinheiro da organização Kanzuki para localizar a base da Shadaloo e destruí-la.Ela é uma personagem do mangá “Sakura Ganbaru!”,tendo sua primeira aparição em Street Fighter Zero 3.Porém,mais tarde,apareceu em mais dois jogos:o crossover Namco x Capcom e Capcom Fighting Evolution.

Rainbow Mika-Nome artístico de Mika Nanakawa. Mika cresceu se inspirando no lutador russo,Zangief,tornando-se uma inspiração para lutar Sambo.Seu treino árduo junto com a ex-lutadora Yoko Harmegeddon fez entrar no mundo do Street Fighter e conhecer seu ídolo.Graças a seu corpo NADA COMUM,Mika pode golpear de diversas maneiras,inclusive com a BUNDA!Aqui vai uma outra curiosidade:Caso vença a luta contra Karin,ela irá patrocinar Mika na sua carreira de lutadora de Sambo.Exclusiva do game,Street Fighter Zero 3.

Dan Hibiki-Dan é um lutador de um estilo próprio,o Saikyou-Ryu.Seu objetivo,no segundo jogo da série,vingar a morte do pai,Go Hibiki.Ele treinou com Gouken,mas ele desistiu de treiná-lo,pois havia muito ódio vindo do próprio Dan. Anos mais tarde,ele lutaria com Sagat,na qual o ex-campeão de Street Fighter perde propositalmente.Ele é,na verdade,uma paródia aos jogos de luta da SNK, Art of Fighting,aparecendo no primeiro jogo da Trilogia Zero. Dan teve tanto carisma durante a Trilogia que apareceu nos crossovers com a Marvel e com a SNK ,além de aparecer em Street Fighter IV.

Guy e Cody-Se a SNK podia fazer crossovers,por quê não a Capcom?Na época em que Street Fighter Zero foi lançado,Final Fight caiu nos buracos do esquecimento,alguns personagens migraram para Street Fighter.Guy primeiramente apareceu no primeiro jogo da série Zero.Já Cody,apareceu no segundo jogo da saga,mas apenas como parte do cenário do Guy,mas só seria jogável no último jogo da série,com uma nova história: Cody ficou entediado após o fim da gangue Mad Gear,e com isso,foi participar de brigas de rua,no qual acabou ficando mais violento até ir preso,para tristeza do seu companheiro.Apareceram também em Street Fighter IV e SF x TK,como uma dupla para DLC.

Charlie Nash-É impossível falar de Street Fighter Zero sem lembrar desse personagem.Charlie é um homem honesto,com comportamento calmo,tendo seu estilo de luta Artes Marciais Militares,junto com Wrestling profissional.É um agente da Força Aérea Americana,que odeia traidores.Acabou conhecendo Guile e ensinou todas as técnicas.Dentre elas o Sonic Boom,na qual Charlie usa só um braço.Seu nome no Japão é Nash,podendo acreditar que Charlie Nash é a junção dos nomes do Japão e do EUA,mas sua morte é oficialmente,no último game da série.Entretanto,é o ÚNICO personagem da saga Zero à aparecer em todos os jogos e não ter uma explicação sobre sua morte(já que seus finais,ele sempre morre!),além de aparecer nos crossovers da Capcom.


Os jogos da série

Street Fighter Zero(Street Fighter Alpha:Warriors’ Dreams)

O primeiro jogo da série,sendo lançado aos Arcades em 5 de junho de 1995 no Japão e no dia 27 de junho na América.Esse primeiro game mostra os eventos ocorridos entre o final do primeiro e o segundo World Warrior Tournament.Junto de Ryu,Ken,Sagat e cia,traz os novatos  Rose,Adon,Birdie(ambos apareceram no primeiro game da Franquia),Charlie,Dan,Sodom e Guy,sendo M.Bison(Vega),o último chefe na metade dos personagens.No total, o jogo tem 13 personagens. 
O jogo foi portado para o Playstation(1 e 2),Super Nintendo,Sega Saturn,Windows e CPS Changer.Muitos acham que os gráficos se baseam em Darkstalkers.

Street Fighter Zero 2(Street Fighter Alpha 2)

Lançado 8 meses após o primeiro game da trilogia,um segundo é lançado.Em relação ao seu antecessor,houve diversas mudanças,dentre elas a possibilidade de criar seu próprio combo,novos golpes,cenários,além de cada personagem possuir um chefe final diferente.Esse jogo traz 5 novos personagens,como Rolento,Sakura,Gen e introduzindo à série Zangief e Dhalsim.O game ganhou duas revisões:Zero 2 Alpha(exclusivo para o Japão e  no Brasil),que traz os cheats da versão americana e Zero 2 Dash(Alpha 2 Gold),que traz a trilha sonora remasterizada e três personagens secretos:Evil Ryu,Shin Akuma e Cammy White.
O jogo foi portado para o Playstation 1,SNES e Sega Saturn,todos lançados em 1996(sendo a versão de Super Nintendo a última a ser lançada.)Dois anos depois,sairia para o PC,sendo este o único game da série a ser lançado para esse hardware.

Street Fighter Zero 3(Street Fighter Alpha 3)

O último e também o mais conhecido jogo da trilogia,lançado no dia 1 de agosto de 1998 aos arcades.Esse game possui o maior número de personagens de todos os três jogos da série: 25 personagens,introduzindo Vega(Balrog),Balrog(M.Bison),Blanka,E. Honda ao game e Cammy como um dos personagens selecionáveis.Além de trazer novos personagens como Karin,Cody,R. Mika ,Juni e Juli.Esse jogo também traz muitas novidades,dentre elas escolher entre três estilos de luta:A-ISM(estilo padrão),V-ISM(originado do seu antecessor) e X-ISM(originado do game Street Fighter II Turbo),cada um com vantagens e desvantagens.Outra novidade é que o modo principal lhe traz uma lista de dez oponentes,sendo que há dois rivais( o quinto e o nono) antes do chefe final,M.Bison(Vega).Além de cada personagem possuir uma música própria.
Esse também é o unico game que recebeu revisões para os consoles:Saikyou Dojo(Dreamcast,PS1),Upper(Gba) e Double Upper(conhecido como Alpha 3 Max nos EUA,PSP).Ao longo dessas edições,novos personagens foram adicionados,sendo eles:Guile,Dee Jay,T.Hawk,Fei Long,Yun,Maki e Eagle(esses três últimos originados de Capcom vs SNK 2)além de Ingrid(Capcom Fighting Jam),junto com variações,como Evil Ryu,Shin Vega(Shin M.Bison),Shin Akuma e EX Balrog(EX M.Bison).
Além disso,serviu para encobrir o fracasso causado em Street Fighter III.

Animações

Street Fighter Zero foi uma trilogia que fez tanto sucesso que não demorou para fazer duas animações:um OVA e um filme,em ocasião aos 15 anos da franquia.
O primeiro filme foi lançado em 1999,produzida pela própria Capcom e dirigida por Shigeyasu Yamauchi.No filme,Ryu e cia não lutam contra a Shadaloo,mas sim contra Dr. Sadler,um megalomaníaco cuja intenção é despertar o Satsui no Hadou de Ryu e usá-lo para dominação mundial.Durante o filme,Ryu conhece Shun,que diz ser seu irmão perdido.
6 anos depois,sai um Ova chamado Street Fighter Alpha:Generations,que conta a origem de Akuma e o treinamento de Ryu por Retsu.Além desses,Ken e Sakura também aparecem no Ova.Dessa vez, o OVA foi produzido nos EUA por uma equipe japonesa,dessa vez dirigida por Ikuo Kuwana e produzida pelos estúdios A.P.P.P.
Ambos os filmes possuem uma história paralela aos jogos da série,mas de longe não deixam de serem bons(opinião pessoal).

Anúncios

01/05/2013 - Posted by | dreamcast, GBA, pc, playstation, saturn, snes, Street Fighter Alpha

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: