Lokço Adventure

#LOKOEPOKO

Análise:Saint Seiya Omega-Ultimate Cosmo

Os jogos da série Cavaleiros do Zodíaco sempre foram alvos de críticas:seus primeiros jogos eram de RPG. Simplezinhos, porém bacanas. Mais tarde, vieram a nova geração de vídeogames: No Play Station 2, os únicos dois jogos de luta da série sofreram uma chuvarada de críticas, e digo mais ou menos assim: Os jogos atuais FUDERAM SAINT SEIYA,CARALHO!!!



Mas eis que 2012,mais exatamente no dia 29 de novembro,foi lançado Saint Seiya Omega: Ultimate Cosmo. E tenho que admitir, pra um jogo de PSP,esse jogo é foda!

Novidades

Ultimate Cosmo é diferente dos demais jogos (Playstation 2/3,se contar o Brave Soldiers).A começar,o modo História se divide entre o sexteto de Bronze (Kouga,Yuna,Souma disponíveis no começo,Haruto,Ryuho e Éden ao completar a primeira metade) e Seiya de Sagitário,antes de usar o Trovão Atômico(LOL)!
Outras novidades incluem jogabilidade,gráficos e uma história inédita,com poucas referências à série original,que serão mencionadas ao longo da análise.

História

Na ilha de Thalassa,um homem aparece na frente de Kouga e cia. enquanto estavam dormindo. Tratava-se de Sorento de Sirene,avisando que o selo de Athena enfraqueceu e por causa disso, a alma de Poseidon voltou a vida,espalhando as 7 Aqua Drops dos Generais Marinhas pela ilha inteira. Sorento entrega as três últimas Aqua Drops para Kouga,Yuna e Souma. O objetivo é lutar contra os Cavaleiros que possuem as tais Aqua Drops, juntá-las e enfrentar o Imperador dos Mares com a Escama de Tritão,visando uma possível aliança contra Marte.

Jogabilidade

Ultimate Cosmo possui uma jogabilidade diferente e, ao mesmo tempo, semelhante á outros três jogos.Parte dessa jogabilidade vem da série Kamen Rider Climax Heroes,em termos de golpes e pulos, Dragon Ball Z: Budokai,quando o jogador ativa o seu poder máximo e seus golpes ficam mais poderosos e Street Fighter,no que diz ao fato da barra de três níveis e defesa ao andar para trás.
Ao mesmo tempo,o jogo possui uma jogabilidade própria:cada personagem possui um set de golpes(muitos possuem golpes originais,devido ao jogo ser lançado entre a 1ª e 2ª parte da Saga do Marte).Além disso, a armadura pode quebrar durante as lutas, seja após o especial,durante a defesa ou com um golpe especial que pode jogar na parede e a jogabilidade ser simplificada(L+O).Isso se torna uma faca de dois gumes:pode aumentar o cosmo rapidamente,mas até o golpe mais fraco pode te levar ao nocaute.
Infelizmente,nem tudo são fllores: a jogabilidade as vezes é trava e o CPU anda pra trás SEMPRE,se tornando mais uma luta de resistência.Além disso, o agarrão é mais forte do que os demais golpes.Fora isso,cada personagem possui um estilo de luta diferente,alguns podendo fazer mais combos do que os demais.

Gráficos

Graficamente, o jogo demonstra ter gráficos fiéis ao anime.Os cenários são até bem feitos e apresentam certos detalhes. Talvez a maior reclamação que talvez não seja só eu, é sobre a iluminação.Embora muitos cenários podem apresentar uma certa “escuridão”,os personagens sempre,digo SEMPRE estão como se estivesse em locais mais claros.
Fora isso,apresentam detalhes bem mais simplistas,até mesmo com as armaduras quebradas.

Trilha Sonora

Esse é um ponto delicado,em se tratando de um jogo de Saint Seiya.Muitos desses jogos apresentam uma trilha sonora PORCA,outros até que são bem feitas.Ultimate Cosmo apresenta uma trilha sonora bem feita, a mais fiel possível ao anime. Até quando elas dão loop,não fica enjoativa(minha opinião),é claro que até nos efeitos,isso não fica melhor. Não existe o clássico efeito sonoro de quando aumenta o cosmo (exceto em alguns especiais).
A dublagem do jogo é até bem feita, com direito aos dubladores de Sorento e Poseidon manterem da nostálgica dublagem da Saga Clássica.

Personagens

São ao todo 24 personagens: 16 deles aparecem na série, Poseidon e Sorento e o Sexteto de Bronze com a escama de Tritão.

Cavaleiros de Bronze

  • Kouga de Pégaso
  • Souma de Leão Menor
  • Yuna de Águia
  • Ryuho de Dragão
  • Haruto de Lobo
  • Éden de Órion  
  • Shun de Andrômeda(com Marca das Trevas)

 Cavaleiros de Prata

  • Pavlin de Pavão
  • Shina de Ofíuco/Cobra
  • Ichi de Hydrus 

Cavaleiros de Ouro

  • Kiki de Áries
  • Mycenas de Leão
  • Genbu de Libra
  • Seiya de Sagitário
  • Ionia de Capricórnio

Outros Personagens

  • Sonia de Vespa
  • Sorento de Sirene
  • Julian Solo/Poseidon

Modos do jogo

História- Modo principal do jogo.É dividido entre o Sexteto de Bronze, cada um com 8 fases e apresentando uma visão diferente da história.Zerando com todos os seis, é liberado a história de Seiya, que só possui 4 fases. É aonde é liberado a maioria dos personagens.

Arcade- Nesse modo, você escolhe o personagem, tempo, número de rounds e a dificuldade da CPU. Feito isso, você enfrentará um total de 10 adversários, sendo o chefe final alguem relacionado ao personagem escolhido (Kouga vs Seiya,Souma vs Sonia,Yuna vs Pavlin,etc).Nesse modo, você libera Sorento, Poseidon e o Sexteto de Bronze com a Escama de Tritão (que pode tirar um dano maior caso usado.)

VS.- Modo de luta normal. Quase o mesmo do arcade, com exceção da escolha do adversário e local, sendo apenas uma luta. Também pode usar o Tutorial, sendo essa última opção descartável.

TreinoAuto-explicativo.

Galeria-Aonde é mostrado cutscenes,imagens,visual dos personagens, etc.
  
 Considerações Finais

Após passar alguns minutos jogando Ultimate Cosmo, percebi que esse jogo é, de certa forma, melhor do que os jogos de Play Station 2/3. A jogabilidade, embora simples, é fácil de dominar e até as músicas e os cenários são ótimos,considerando o fato do jogo ser no PSP. Até mesmo o fato da história ser em paralelo com a série (embora haja uma ou outra referência ou menção de personagens,como Marte) foi, de fato, uma boa ideia.
Infelizmente,nem tudo é um completo mar de rosas:fãs de jogos de luta como Street Fighter, Mortal Kombat ou até mesmo Dragon Ball podem não gostar desse jogo pelo mesmo fator da jogabilidade,somado á dificuldade e bugs/glitches pelo jogo.

Curiosidades

O jogo foi lançado no dia 29 de novembro,no meio da Saga de Marte e a batalha do Santuário,entre os episódios 34 e 35.

-Aparentemente, o jogo não possui um momento especifico da série em que pode ser encaixado,porém, a história de Seiya ocorre antes dos eventos principais da série.

-Essas são:

  • A segunda vez que Kiki é visto usando a Armadura de Ouro de Áries (visto que a data de lançamento foi após a primeira aparição dele a usando);
  • A primeira vez que Genbu é visto usando a “roubada” Armadura de Libra,além de empunhar as armas que contém.
  • Devido as técnicas de Micenas ainda não terem aparecido,ele usa o Relâmpago de Plasma pela primeira (e única) vez.
  • É o primeiro jogo que o quinteto de Bronze clássico não aparece por completo,aparecendo apenas Seiya e Shun.
  • O segundo jogo em que Sorento e Poseidon aparecem.A primeira foi em Saint Seiya Paradise(Game Boy).

– Éden é o único do sexteto com todo o moveset original (incluindo o seu Ultimate,Noir Big Bang ).


– O Ultimate Move de Haruto é Doton Souga Horouchi,mas seu movimento mais poderoso,antes da luta contra os Cavaleiros de Ouro,era Hakurōken Tenshin Musō.

Por ser uma história original,Saori é a única que aparece no enredo (apenas quando se joga com Seiya).Aria e Marte não aparecem, mas são mencionados na história.

-Até o momento, é:
  • O único jogo que não possui o Sétimo Sentido como elemento do jogo,sendo apenas uma barra dividida em três pedaços.
  • Também o único a ser lançado em um console portátil da antiga geração,nesse caso, o PSP.

Gráficos: 8.9                 Jogabilidade:7

Trilha Sonora:9.9          Diversão:10 (Nota Pessoal)
Nota Média:9

Prós:História original,elenco de personagens QUASE sem clones, moveset original para alguns,algumas das cenas animadas e o fato de poder quebrar as armaduras durante as lutas,mudando o modo como recebe os golpes,além da Escama de Tritão.

Contras:Jogabilidade muito simplória,o agarrão é o golpe mais poderoso,a história pode ser maçante em alguns pontos,falta de estratégia e a Escama de Tritão não dar muita mudança ao jogo.
Anúncios

07/03/2014 - Posted by | games, psp, review, saint seiya omega

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: